sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CBO – CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES

CBO – CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES

O QUE É A CBO2002

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO é o documento normalizador do reconhecimento (1) , da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.

Dentro da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, temos um número muito importante.

3226 . TÉCNICOS DE IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS.

3226-05 Técnico de Imobilização Ortopedica – Técnico em aparelho gessado, Técnico em gesso hospitalar, Técnico em gesso ortopédico, Técnico em imobilizações do aparelho locomotor, Técnico em imobilizações gessadas, Técnico engessador, Técnico gessista.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Confeccionam e retiram aparelhos gessados, talas gessadas (goteiras, calhas) e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético (resina de fibra de vidro). Executam imobilizações com uso de esparadrapo e talas digitais (imobilizações para os dedos). Preparam e executam trações cutâneas, auxiliam o médico ortopedista na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual. Podem preparar sala para pequenos procedimentos fora do centro cirúrgico, como pequenas suturas e anestesial local para manobras de redução manual, punções e infiltrações. Comunicam-se oralmente e por escrito, com os usuários e profissionais de saúde.

Devemos lembrar que dentro da própria CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, existe um alerta que deixa bem claro que: Esta família não compreende 3222 – Técnicos e auxiliares de enfermagem, que pertence a outra família.

CONDIÇÕES GERAIS DE EXERCÍCIO
Trabalham em hospitais, postos de saúde, clínicas e empresas ligadas à saúde e ou serviço social. Trabalham individualmente ou junto a equipes médicas, com supervisão permanente de médicos. São assalariados, com carteira assinada, que trabalham em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Em algumas vezes, são expostos a material tóxico e ruído intenso, dependendo da atividade exercida.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
O exercício da ocupação requer ensino de nível médio, mais curso de profissionalização de duzentas a quatrocentas horas-aula. Em geral, esses profissionais apresentam longo aprendizado no próprio emprego. A exigência de escolaridade ocorre para aqueles que estiverem ingressando no mercado e sem experiência anterior comprovada, que pode variar de um a dois anos. A formação profissional específica para técnico em imobilização ortopédica é recente.

Um comentário: